Efeito Dominó


Chama-se de Efeito Dominó a ideia de que basta o primeiro elemento ser impulsionado, para que todos os demais sejam diretamente afetados pelo movimento de um único dominó.
Assim também é na vida. Ao contrário do que muitos pensam, e daquilo que os filmes e os livros tentam nos convencer, a mudança do mundo não se dará abruptamente, através de um evento apocalíptico e de grandes proporções, com prédios explodindo e deuses descendo dos céus. A mudança do mundo acontece através do movimento e da transformação de cada indivíduo. Da mudança de cada um de nós.
No entanto, ainda não assimilamos a ideia de que, se formos o dominó que sai do lugar, automaticamente as demais peças em nossa volta entrarão em movimento, mesmo que involuntário – e também sairão do lugar. Por esta razão, muitas vezes passamos nossa vida inteira esperando que algum outro dominó tome a frente do movimento, para que só então possamos, também, nos movimentar.
Daí a frustração, a raiva, o aborrecimento, a tristeza e a ansiedade que tomam conta da geral. Afinal, é cansativo e tedioso estar sempre na espera de alguém ou de alguma coisa – um milagre talvez? – que mude a situação na qual você se encontra.
Minha sugestão é: vamos ser o dominó que promove o movimento inicial; aquele que, impulsionado, impulsiona todos os demais. Aquele que dá o pontapé em uma reação sistemática de acontecimentos, que muda tudo ao redor.
E colocar isso em prática é mais simples do que pode parecer – pois, afinal, estamos falando de um pequeno deslocamento, e não de um furacão descontrolado. Ao invés de apontar o que o outro deve mudar; ao invés de esperar que o outro tome a iniciativa; ao invés de se enfurecer por acreditar que o outro precisa mudar de atitude para que você se sinta melhor, pergunte-se: e eu?
O que eu posso fazer para melhorar a minha vida? Como eu devo proceder para ser tão feliz quanto posso ser? Que postura eu devo assumir para transformar meu problema em solução?
Porque, se não formos nós a tomar a frente do movimento que esperamos, quem será?
Basta empurrar um único dominó para promover uma reação em cadeia. Seja este dominó.

Postagens mais visitadas deste blog

“Não vou acrescentar 2020 na minha idade. Nem usei”

Não cobre o que você não dá

Esperança é seu nome